Coaching
O termo coaching apareceu pela primeira vez na era medieval, com a figura do cocheiro, o homem que conduzia a carruagem (coche) para algum lado. Os cocheiros também eram especialistas em treinar os cavalos, para que estes puxassem os coches.
Coaching é um processo de desenvolvimento humano, pautado em diversas ciências como: Psicologia, Sociologia, Neurociências, Programação Neurolinguística, e que usa de técnicas da Administração de Empresas, Gestão de Pessoas e do universo dos esportes para apoiar pessoas e empresas no alcance de metas relacionados ao seu desenvolvimento pessoal, saúde, forma física, relacionamento, emagrecimento entre outros, no desenvolvimento acelerado e, em sua evolução contínua.
Coaching
Esse é o processo de desenvolvimento pessoal ou profissional, que é conduzido por meio de um profissional denominado Coach. Trata-se do ato de ajudar uma pessoa ou instituição, que no caso, dentro do processo, chamamos de Coachee, a atingir seus objetivos e metas despertando todas as suas capacidades.
Isso quer dizer que, o Coaching contribui, através de diversas técnicas e ferramentas, para que o coachee saia do estado em que se encontra, rumo ao estado em que pretende estar para se sentir ainda mais realizado em sua jornada. Tudo de forma acelerada e em um curto espaço de tempo.
Coach
O Coach é o profissional que exerce a profissão de Coaching, seja para uma empresa ou para um indivíduo específico. Ele é o responsável por treinar o seu Coachee, baseando-se em técnicas e metodologias do Coaching, que são capazes de trabalhar o desenvolvimento humano e profissional de cada um, valorizando sempre as competências individuais, além de relacioná-las a um processo de evolução contínua.
Coachee
O Coachee é o indivíduo que passa pelo processo de Coaching. No caso, o cliente que está sendo instruído e tendo suas transformações conduzidas pelo profissional Coach.
Benefícios do Coaching
Como se trata de um processo que visa potencializar o desenvolvimento pessoal de cada indivíduo, é nítido que ele proporciona diversos benefícios a quem tem a oportunidade de passar de ser transformado pelo Coaching. Confira quais são eles, a seguir:
Desenvolve o autoconhecimento
Ao longo do processo, o coachee é levado a iniciar e desenvolver o seu autoconhecimento, tendo acesso aos pontos mais positivos de sua personalidade, ou seja, aqueles que lhe ajudam a alcançar seus objetivos e a se tornar um indivíduo cada vez melhor, e também desperta a sua consciência para seus pontos de melhoria, que são aqueles que podem estar lhe impedindo de evoluir em sua trajetória de vida.
Tendo estes pontos claros em sua mente, a pessoa passa a lidar melhor consigo mesma e a compreender a origem de suas atitudes e comportamentos, visando diminuir a ocorrência dos que lhe prejudicam e potencializar os que lhe ajudam a crescer.
Ajuda no alcance de resultados de forma acelerada
O Coaching é um processo que trabalha com começo, meio e fim, ou seja, tem prazo para iniciar a para ser finalizado. Sendo assim, os resultados almejados pelo Coachee têm mais chances de acontecerem de forma acelerada, uma vez que este é estimulado a todo momento a realizar as tarefas propostas, com o intuito de que alcance o seu estado desejado com a rapidez que tanto almeja.
Desenvolvimento da inteligência emocional
No mundo de pressões, estresse e ansiedade em que vivemos hoje, é fundamental contar com mecanismos que nos auxiliem a lidar com as nossas emoções, que são constantemente colocadas à flor da pele pelas experiências que vivemos no dia a dia.
Nesse contexto, o Coaching vem para auxiliar indivíduos a lidarem com as mais diversas situações que lhe cercam, principalmente com os desafios e adversidades, utilizando a inteligência emocional, que permite que tenhamos mais controle sobre nossos sentimentos, para que não sejamos reféns deles em nossa rotina, de trabalho e também pessoal.
Identificação de crenças limitantes
Todos nós somos dotados de diversas crenças, que foram introjetadas em nossa mente por inúmeros fatores, como as experiências que vivemos e também pelas pessoas com as quais convivemos.
Dependendo da situação estas mesmas crenças podem nos paralisar, já que têm o poder de nos fazer acreditar que não somos capazes de realizar nossos sonhos e concretizar nossos objetivos.
Assim, o indivíduo que passa pelo processo de Coaching, tem a oportunidade de visualizar todas estas crenças que tem lhe impedido de crescer, pessoal, profissional e emocionalmente, derrubando-as, aos poucos, uma a uma, para que, dessa maneira, possa se libertar e construir a felicidade que tanto almeja para si.
A Constelação Sistêmica Familiar é um método desenvolvido pela psicoterapia, para encontrar soluções para problemas e padrões, que viemos repetindo durante nossas vidas, com base nos estudos que revelam que a maior parte dos conflitos internos tem sua origem na família. Podemos imaginar cada um dos membros de uma família como um fio que se liga aos demais membros, formando laços familiares históricos.
Nesse método identificamos profundamente a origem dos problemas e conflitos desse sistema familiar e no que eles interferem e atrapalham na vida do indivíduo, muitas vezes bloqueando a vida profissional e financeira desse membro. Após identificados os conflitos, de acordo com a história dessas relações familiares, é possível direcioná-lo para soluções de forma simples, promovendo o entendimento e a compreensão dos sentimentos, que geram esses problemas.
A constelação sistêmica familiar foi criada pelo filósofo e terapeuta contemporâneo Bert Hellinger em 1925. De acordo com Hellinger os laços familiares vão além do tempo e das gerações da família. Algum problema como trauma, morte, abandono ou abuso, que tenham acontecido com um familiar em algum momento da história pode afetar seus descendentes por várias gerações.
Embora a medicina moderna ainda seja primordial, para tratar sintomas repentinos e doenças em estágios avançados, há a necessidade de tratamentos integrativos e complementares como a fitoterapia para equilibrar o organismo, evitando a ingestão excessiva de medicamentos sintéticos, ou até mesmo o hábito ou dependências químicas, que intoxicam o organismo e podem gerar um efeito contrário ou negativo.
Benefícios da Constelação Sistêmica Familiar
Todos querem ter uma relação boa e saudável com sua família, vida profissional promissora, equilíbrio, saúde e alegria, pois a família é a base que estrutura e fortalece todos os campos da vida. A Constelação familiar foi criada para tratar as desarmonias, dores, doenças, frustrações e sentimentos negativos, como:
• Dificuldades em se relacionar: Solução de conflitos que impedem a harmonia e a união nas relações pessoais com conjugê, filhos, filhos adotivos, pais, irmãos e problemas relacionados a heranças ou morte de algum membro da família;
• Doenças físicas e Emocionais: Tratamento da Ansiedade, baixa autoestima, depressão, vícios, obesidade, fobias, síndrome do pânico e outros distúrbios de saúde;
• Dificuldades na vida profissional: Soluções para problemas de indecisão, procrastinação, dificuldades em encontrar uma profissão, na qual sinta-se pleno e realizado, problemas financeiros, bloqueio da prosperidade, obstáculos para crescimento profissional e promoção e insegurança;
• Dificuldades afetivas: Soluções para medo de relacionamentos, timidez, dificuldade em demonstrar afeto e carinho, insegurança, esterilidade, problemas com um aborto, separações, divórcios, relacionamentos abusivos, agressividade e outros problemas emocionais;
Como Funciona a Constelação Sistêmica Familiar
A terapia da Constelação sistêmica familiar poder ser feita individualmente ou em grupo, onde são trabalhados os sentimentos e as sensações do indivíduo na representação de um membro familiar ou problema específico, gerando movimentação nas conexões desse sistema familiar e seus relacionamentos, mostrando claramente os padrões de repetição, que vieram ao longo da história dessa família;
É feita uma espécie de reconfiguração da alma ou “psique” desse sistema familiar, liberando os sentimentos de sofrimento ou dor, que tenham sido geradas ao longo da história dessa família. Embora, a constelação familiar possa ser feito somente com um membro dessa família, todos se beneficiarão com essa reestruturação.
O papel da constelação sistêmica nas empresas é a solução de diversos problemas de desenvolvimento, crescimento, clientes insatisfeitos, problemas motivacionais, ausência de uma direção eficiente, conflitos, falta de comunicação, entre outros. A constelação sistêmica empresarial baseia-se no que é chamado de “Ordens do relacionamento humano”, diagnosticando deficiências e desequilíbrios sistêmicos, analisando racionalmente todo o funcionamento e as dinâmicas estabelecidas com foco em soluções práticas, permitindo uma visão ampla dos problemas e proporcionando um realinhamento de toda a organização.
O ponto principal da constelação sistêmica empresarial é o trabalho com a gestão empresarial, relembrando os valores e a posição de seu gestor ou fundador, pois uma empresa sem um líder engajado, presente e valorizado, não terá força para prosperar. Uma empresa em ascensão deve estar frequentemente inovando, mudando, definindo e desenvolvendo novos projetos, lembrando sempre com gratidão de toda a trajetória da organização, seus criadores e investidores, estruturando e firmando sua força hierárquica.
É ressaltada a importância e a necessidade de uma liderança respeitada, sem autoritarismo, que possa gerar negativismo por parte de seus colaboradores e sim, uma direção clara, focada e alinhada com suas propostas de crescimento para todos da organização, gerando equilíbrio nas delegações e tarefas distribuídas. Dessa forma é possível identificar a liderança, verificar a ordem, os papéis desenvolvidos, se os colaborados estão empenhados e satisfeitos, se há lealdade e cooperativismo, se a remuneração é justa, se são necessárias exclusões ou realocações e todas as mudanças pertinentes à otimização desse sistema.
Os benefícios da constelação sistêmica empresarial para uma organização são imensos por incorporar todos os seus membros numa atitude de cooperação e eficiência, respeitando sempre a política estabelecida por sua gestão.
A fitoterapia é um tratamento baseado em pesquisas avançadas e em provas científicas de que utilizar os extratos ativos das plantas é a forma mais simples e natural de prevenir e curar doenças. É o método de cura mais antigo do mundo. Até mesmo os animais como gatos e cachorros, por exemplo, tem instintos de ingerir determinadas plantas quando sentem dores. Porém, no século XX, a indústria farmacêutica ditou a nova onda dos medicamentos sintéticos, para fins comerciais, que acarretaram efeitos colaterais e até mesmo o surgimento de outras disfunções, ao contrário da fitoterapia, que possuí um processo de cura mais lento, porém sem efeitos colaterais, ainda, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo o organismo do surgimento de outras doenças.
Embora a medicina moderna ainda seja primordial, para tratar sintomas repentinos e doenças em estágios avançados, há a necessidade de tratamentos integrativos e complementares como a fitoterapia para equilibrar o organismo, evitando a ingestão excessiva de medicamentos sintéticos, ou até mesmo o hábito ou dependências químicas, que intoxicam o organismo e podem gerar um efeito contrário ou negativo.
O Tratamento da Fitoterapia
As ervas medicinais utilizadas na Fitoterapia são escolhidas e dosadas de acordo com o tipo da doença e o perfil do paciente, não representando riscos de intoxicação ou o hábito da ingestão excessiva das mesmas. Seu efeito é progressivo, utilizando os elementos naturais de cada composição da ervas medicinais, sempre evitando o acúmulo dos princípios ativos no organismo, o que não acontece nos medicamentos sintéticos.
O tratamento da fitoterapia é feito com a extração utilizando a matéria-prima de plantas medicinais brasileiras e estrangeiras, como caules, raízes, flores e sementes em forma de xaropes, alcoolaturas, tinturas, pomadas e cápsulas, que possuem os princípios ativos estabilizados em sua composição.
Os Benefícios da Fitoterapia
A utilização da fitoterapia vem se popularizando novamente, principalmente pelo fato de muitos médicos utilizarem esse método, que já tem sua base científica comprovada. O uso adequado dos medicamentos fitoterápicos traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental, tratando infecções, alergias, insônia, estresse, depressão, ansiedade, dores, distúrbios intestinais, distúrbios hormonais, contusões, problemas respiratórios, baixa imunidade, obesidade, gripes ou resfriados, doenças psicossomáticas e distúrbios emocionais.
Dessa forma, a fitoterapia trata mente e corpo, de forma holística, revitalizando suas funções e regenerando as células doentes.
A maior parte das ervas medicinais utilizadas na fitoterapia possuem várias finalidades, tais como:
É preciso sempre consultar um terapeuta para o tratamento e acompanhamento da fitoterapia, pois é necessário o devido conhecimento para a escolha dos elementos fitoterápicos de acordo com os problemas e disfunções do paciente, analisando, também, seu perfil fisiológico e psicológico. Todos os medicamentos, sejam fitoterápicos ou sintéticos, devem ter uma orientação médica adequada.
O significado da palavra hipnose vem do grego hypnos, que significa sono, porém, o estado hipnótico é um estado de consciência alterado, onde o paciente tem o seu foco e atenção direcionados, pela indução, ao pensamentos de forma intensa, aumentando a atividade cerebral, muito diferente de quando estamos dormindo.
Os Benefícios da Hipnose
A hipnose é capaz de tratar, reorientar, modificar e recuperar padrões saudáveis e benéficos, atuando nas questões emocionais e comportamentais do indivíduo, tais como:
A hipnose trabalha individualmente cada paciente, analisando sua história, experiências e aprendizados, utilizando inúmeras técnicas, de acordo com a especificidade do problema apresentado. O foco do tratamento da hipnose é livrar o paciente do sofrimento, que o aflige, repetidamente em sua vida, gerando angústia e desequilíbrios.
A hipnose traz o conhecimento e a compreensão da origem desses problemas, promovendo soluções, que aliviam e libertam a mente do indivíduo desses padrões repetitivos e destrutivos, trazendo a sensação de bem-estar e proporcionando o autoconhecimento, fazendo com que o paciente alinhe-se com sua mente e obtenha controle sobre suas emoções e ações.
Alguns fenômenos hipnóticos que ocorrem durante uma sessão de hipnose:
Durante a hipnose, o paciente pode entrar em diferentes níveis de transe, variando de indivíduo para indivíduo, onde seu corpo passa por diversos processos e estados de consciência.
A hipnose é uma técnica segura, renomada e comprovada cientificamente. Deve ser feita por profissionais autorizados e regulamentados.
A qualidade da alimentação afeta diretamente nossa saúde mental e emocional.
Um cérebro bem nutrido e hidratado estará mais protegido, evitando doenças ou mesmo cooperando no tratamento de algumas delas. Em nosso estilo de vida, o comportamento alimentar apresenta uma grande influência na saúde e na doença.
Uma alimentação variada e equilibrada, rica em antioxidantes, associada à atividade física e cerebral, são fundamentais para um cérebro saudável.
Com um plano alimentar adequado as suas necessidades, nós fornecemos para nosso corpo a energia necessária para realizar nossas tarefas diárias, além de suprir as necessidades energéticas do exercício físico. O que nos deixa mais perto do nosso objetivo, seja ele estético (emagrecimento ou hipertrofia), saúde (na prevenção e no controle de doenças como no caso da diabetes e hipertensão) ou para manter uma boa qualidade de vida, física, mental e emocional.
Por isso é imprescindível ter uma alimentação adequada e equilibrada associada com o exercício físico, qualidade mental e emocional pois não se trata de mera estética, mas sim, de saúde e qualidade de vida.
A psicanálise clínica trata o controle emocional do indivíduo, que é um dos maiores problemas da vida humana.
Benefícios da Psicanálise Clínica
Consultar um psicanalista é a chance de desenvolver um relacionamento com seu próprio ser, compreendendo as necessidades e desejos de sua mente e a conexão com o seu corpo, diante desses pensamentos e sentimentos, reinventando e criando novas perspectivas por meio do progresso de seu entendimento das emoções como raiva, ciúme, desejo, compulsão, amor, saudade, frustração, ansiedade, tristeza, vazio, stress, cansaço, enfim, ensinando a lidar com suas emoções de forma natural e proporcionando saúde mental para vivenciar suas experiências e se relacionar com outras pessoas e situações de forma mais positiva, harmoniosa e próspera.
Principais Benefícios da Psicanálise Clínica para a Vida Pessoal:
Principais Benefícios da Psicanálise Clínica para a Vida Profissional:
A causa de muitos problemas na vida do indivíduo, podem ser muitas vezes algo relacionado à sua infância e aparentemente já superado, mas muitos fatos ficam armazenados no subconsciente, produzindo efeitos negativos. A psicanálise ajuda no processo de identificação da causa dos problemas e conflitos do paciente, reelaborando seus sentimentos e pensamentos para uma conduta mais saudável, proporcionando bem estar e uma boa saúde psicológica.
"A ciência moderna ainda não produziu um medicamento tranquilizador tão eficaz como o são umas poucas palavras bondosas."
(Freud)
Podemos dizer, que a regressão é um nível avançado da hipnose e é um conjunto de técnicas terapêuticas, onde o paciente é induzido à conexão com seu passado inconsciente, revelando por suas manifestações a origem de problemas como doenças, traumas, fobias, crises de ansiedade, desequilíbrios emocionais e dificuldades nos relacionamentos.
Por meio da regressão o paciente poderá ser conduzido a um estado onde perderá a noção de corpo e poderá reviver experiências passadas, que vão além de vivência intra-uterina, como vidas anteriores, por exemplo, afim de levá-lo a alguma lembrança traumática, que possa ser associada aos seus desvios de comportamentos ou doenças resistentes aos tratamentos médicos.
As terapias de regressão são feitas por meio de diversas técnicas diferentes, como a repetição de determinadas palavras, utilização de pêndulos, florais, címbalos, músicas e outros elementos para induzí-lo ao relaxamento profundo com a finalidade de identificar os traumas e a origem de determinadas manifestações psicológicas. Em alguns casos é utilizada a técnica, que consiste em fazer o paciente contar diversas vezes uma mesma experiência vivenciada, até que se “esvazie” toda a intensidade emocional daquele episódio, liberando o paciente daqueles pensamentos e sentimentos, que possam perturbá-lo subconscientemente.
A terapia floral é baseada na utilização das essências florais, que são extraídas de plantas silvestres. Essas essências produzem efeitos emitindo ondas bio-eletromagnéticas para a mente humana, alterando seus padrões negativos, geradores de transtornos mentais, desequilíbrios emocionais, afetivos, psíquicos e comportamentais.
O tratamento com essências florais tem seus benefícios comprovados e é utilizado por diversos especialistas da área da saúde como pedagogos, odontólogos, psicólogos, terapeutas e, até mesmo veterinários, vem utilizando a terapia floral no tratamento de animais e obtém muito sucesso nos resultados.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), uma importante agência da ONU, declarou em 1978, na Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, que “Cada remédio trata uma determinada pessoa e uma condição particular. O uso de todos estes remédios (as essências florais) está amplamente distribuído pelo mundo em uma pequena escala. Eles são excelentes para o auto cuidado, sendo totalmente sem efeitos colaterais e não oferecem perigo caso um remédio errado seja prescrito”.
Desde a descoberta das essências florais em 1930 por Dr. Bach, milhões de pessoas utilizaram a terapia floral e obtiveram resultados surpreendentes. Hoje a terpia floral é reconhecida como um método terapêutico eficaz e também uma ciência com a finalidade de proporcionar equilíbrio emocional e comportamental, trazendo o alívio do sofrimento e promovendo o bem estar e a qualidade de vida.
O trabalho do terapeuta floral ou o profissional habilitado em terapia floral é escutar, avaliar, sentir e trocar informações com o seu paciente, identificando suas verdadeiras necessidades para reestabelecer seus estados mentais e emocionais, observando suas reações, sintomas e conflitos, prescrevendo a essência com a composição específica para o seu tratamento, fazendo um acompanhamento das mudanças, até que seja notado uma padrão positivo, superando seus desvios comportamentais e emocionais.
Assine a nossa newsletter para receber as ultimas novidades.